Piracicaba - SP
Humberto Palma, 72
(19) 3301.1551
(19) 3374.2351
vendas@pirabyte.com.br
suporte@pirabyte.com.br

Firefox 64 permite controlar múltiplas abas de uma só vez

Firefox 64 permite controlar múltiplas abas de uma só vez

 

O Firefox 64 já está entre nós. Se a versão 63, liberada em outubro, teve como foco o bloqueio de rastreamento de anúncios, o Firefox 64 visa te dar mais controle sobre as abas abertas. Além disso, a novidade vem com um sistema de recomendações que, se seguidas, prometem melhorar a experiência de uso do navegador.
Atire o primeiro mouse quem não deixa várias abas abertas no computador. Apesar disso, estamos habituados a controlar uma por uma. O Firefox 64 propõe um controle em conjunto: pressione Ctrl (ou Cmd) e clique nas abas que você deseja agrupar.

Depois disso, elas poderão ser fechadas, movidas para outra janela, silenciadas ou fixadas simultaneamente. Caso você tenha o Firefox Sync habilitado, também poderá enviar todas elas ao mesmo tempo para o seu smartphone ou tablet, por exemplo.

Se você quiser selecionar uma sequência de abas, basta manter o Shift pressionado e, em seguida, clicar na primeira e na última guia. Todas as abas que estiverem entre elas serão agrupadas.

Vale destacar que o Chrome também já permite controlar várias abas ao mesmo tempo. O mecanismo é semelhante: use Ctrl para selecionar abas que não estão juntas ou Shift para guias em sequência.

<span
data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; width: 0px;
overflow: hidden; line-height: 0;”
class=”mce_SELRES_start”></span>

Por sua vez, a função de recomendações (Contextual Feature Recommender — CFR) está restrita aos Estados Unidos, pelo menos nesta fase inicial. A ideia é a seguinte: o navegador irá sugerir extensões, funções ou serviços com base nos seus hábitos de navegação. Só não serão consideradas as atividades executadas no modo anônimo.

O CFR irá sugerir, por exemplo, que você fixe a aba de um site que visita muito, mas não está nos seus favoritos, ou instale uma extensão do Google Tradutor caso utilize essa ferramenta com frequência.

Pode ter certeza de que o CFR vai trazer questionamentos sobre privacidade, por isso, a Mozilla tratou de garantir que os dados dos usuários não serão compartilhados com terceiros ou usados para outros fins, até porque os hábitos de navegação são analisados localmente, sem envio de informações a servidores remotos.

Firefox - gerenciador de tarefasOutras novidades do Firefox 64 incluem um gerenciador de tarefas mais detalhado, capaz inclusive de medir o impacto de cada guia no consumo de energia — digite about:performance na barra de endereços para acessá-lo — e uma rolagem de página mais ágil na versão do navegador para Android (a ser liberada oficialmente em breve).

O Firefox 64 já está disponível para Windows, macOS e Linux.