Piracicaba - SP
Humberto Palma, 72
(19) 3301.1551
(19) 3374.2351
vendas@pirabyte.com.br
suporte@pirabyte.com.br

NFe 4.0 não vai funcionar no Windows XP e Vista

NFe 4.0 não vai funcionar no Windows XP e Vista

 

A nova versão da Nota Fiscal, a NFe 4.0, entra em vigor no ano de 2018, com novo layout/leiaute, campos de preenchimento e regras de validação e assim sendo a NFe 4.0 não vai funcionar no Windows XP e Vista!

Muitos usuários terão que se adequar antes do prazo, pois a mudança do layout/leiaute irá impactar muitos deles, sendo que a NFe 4.0 não funcionará em Windows XP e Vista.

 

NFe 4.0

As alterações de leiaute da NFe são feitas, geralmente, a cada três ou quatro anos, afim de cumprir atualizações de leis e normas técnicas.

A versão 3.10 está em vigor desde 2014, e a partir de Dezembro de 2017 a versão 4.0 já estará em ambiente de produção, substituindo a versão antiga, NFe 3.10, em Julho de 2018 – de acordo com a norma técnica do governo.

A NFe 4.0 é uma nova versão da Nota Fiscal Eletrônica, com novo layout/leiaute, novas regras de validação e campos de preenchimento, e é preciso adotá-la até o prazo final, para que seja possível a emissão de notas fiscais.

Porque a NFe 4.0 não funcionará em Windows XP e Vista?

O Windows Vista e XP são sistemas operacionais que não possuem suporte ao protocolo TLS (Transport Layer Security – Segurança da Camada de Transporte) na sua versão 1.2 ou superior.

Ou seja, na versão NFe 4.0 não será permitida a comunicação via protocolo SSL (Secure Sockets Layer – Protocolo de Camada de Segurança). Apenas o protocolo TLS 1.2 ou versão superior será permitida e autorizada.

Esses serão os únicos protocolos que serão usados para envio dos dados da Nota Fiscal na versão 4.0, por sua maior segurança.

 

O que são os protocolos TLS e SSL?

O SSL e TLS (sucessor do SSL), são protocolos de criptografia para internet, que permitem comunicação segura entre um computador e um servidor, para utilizar serviços da internet, sejam esses, navegar por páginas de web até pagamentos de contas via internet.

 

Prazo de desativação da versão 3.10

O prazo de desativação da versão 3.10 é dia 2 de Julho de 2018, ou seja, a partir dessa data será possível emitir notas apenas com a versão 4.0.

 

Conclusão sobre a NFe 4.0

Se sua empresa utiliza alguns desses sistemas operacionais, Windows Vista ou Winsdows XP, é necessário migrar para o Windows 7 ou uma versão superior (8, 8.1 ou 10), para poder emitir notas fiscais.

É recomendável que essa mudança seja feita antecipadamente, para que não haja contratempos de última hora e a empresa fique sem emitir notas fiscais.


Themetf